Transformamos OFICINAS em empresas de sucesso!
Empresário e Mecânico: Qual a semelhança?

A palavra empresário, por si só, encanta. Sinônimo de poder, de realização profissional. O futuro sonhado por muitas crianças ainda tão distantes da realidade do mercado.

A definição da palavra está no Google:

  1. Aquele que é dono ou dirigente de uma empresa (organização), ou que opera no agenciamento de negócios; homem de negócios.

Se fosse possível incluir nesta definição um perfil desses “homens de negócio” , as qualificações são várias: empresários são pessoas que gostam de desafios, com iniciativa e que não aceitam a zona de conforto,
comprometidas e movidas pelo sonho da independência. Identificou-se? Sim, né?

Donos de oficinas mecânicas também são empresários. E executam esse papel em várias funções: administrativas, financeiras e atual também na gestão de pessoas. São tópicos que você lerá mais adiante. Um trabalho árduo e desafiador, já que na maioria das vezes as oficinas têm uma equipe enxuta e os proprietários precisam colocar a mão na massa.

Mas não é por ter características afins que qualquer pessoa pode ser um bom empresário. Há vários desafios que precisam ser superados para culminar no sucesso de um negócio.Lidar com os funcionários, por exemplo.

Sim, porque não basta contratar pessoas sem direcioná-las. Sem ser
conhecedor da legislação trabalhista, dos direitos e deveres do empregador e do empregado.

Ainda no tocante de equipe: o empresário precisa conhecer o perfil de seus liderados. Deve reconhecer virtudes e defeitos. E, assim, colocar as pessoas certas nas funções certas.

Para trilhar um caminho seguro na administração de uma empresa, o proprietário deve também conhecer sua própria criação. Lidar com burocracia, trâmites legais, planejar o crescimento do negócio, seus riscos e possibilidades, e estabilizar sua situação financeira.

É preciso fazer gestão!