Transformamos OFICINAS em empresas de sucesso!

O cadastro do cliente

O cliente entra, compra, paga e vai embora. E a única relação que você tem com ele é um “obrigado e volte sempre”. Está na hora de aumentar (ou, na verdade, criar) os laços com os consumidores de sua oficina.

Talvez a forma mais eficaz para se aproximar deles seja desenvolver o cadastro de clientes. Tem gente que acha trabalhoso, tem os que não acreditam em seus resultados. Mas a ação que parece burocrática traz informações importantes que permitem à sua empresa um contato mais pessoal com os clientes. Ele otimiza o processo de compra e comunicação com o público.

O cadastro de clientes é o processo de coletar dados de seus consumidores – sejam eles pessoas físicas ou jurídicas. São informações que precisam ser constantemente atualizadas para evitar a frustração de buscar um cliente e não o encontrar porque o número de telefone mudou, por exemplo. Ter um banco de dados completo é um atalho para conquistá-lo e o tornar fiel à sua oficina.

Além disso, a ferramenta oferece uma espécie de raio-X de sua oficina: mostra a faixa etária, os gostos, o sexo dos consumidores, … Com esses dados “em mãos”, você conhece seu público. O cadastro torna possível identificar os clientes que mais compram e os produtos mais vendidos. E dá clareza para o empresário desenvolver qualquer estratégia de marketing. Numa época em que os clientes buscam cada vez mais atendimentos personalizados, o cadastro de clientes é um aliado!

É ele quem proporciona, também, um trabalho complementar importante para a oficina: o pós-vendas. É que a relação entre empresa/cliente não termina na compra. O pós-vendas é uma forma eficiente de fidelizar o consumidor. Dar voz a ele diante do atendimento prestado. Tão importante quanto conquistar novos é manter os mais antigos. Com as informações preenchidas no cadastro, sua equipe tem mais dados para estreitar a relação com os compradores. E não só enviando para eles, via e-mail ou WhatsApp, promoções que possam gostar… mas também se fazendo presente em datas comemorativas e aniversários, mandando mensagens personalizadas nestas ocasiões. Mostrar que você lembrou deles no Natal, por exemplo, pode criar um vínculo de relacionamento mais próximo. É fazer sua marca presente!

Outro atrativo da ferramenta é permitir o gerenciamento de prazos e formas de pagamento de cada cliente. Com isso, você pode ter uma ideia dos que estão inadimplentes e também projetar as entradas em seu caixa. Localizar os que estão com débitos se torna mais fácil diante de todos os dados que a loja tem.

COMO FAZER O CADASTRO?

Um cadastro de clientes é feito por informações básicas: nome, endereço, telefone, data de nascimento, e-mail, sexo, profissão e CPF e forma de pagamento preferencial. Com elas, você tem a identificação e dados complementares do consumidor, para encontrá-lo de forma rápida. Em tempos de redes sociais, uma dica válida é conectá-lo à sua página, local em que você publica as novidades de sua oficina e que, hoje, acaba sendo a forma mais ágil para contatos.

Para quem quer ir além, também é possível unir aos dados pessoais o histórico de compras de seu cliente. Além dos benefícios citados anteriormente (a questão financeira, de identificar débitos pendentes e entradas), a oficina terá a análise de gostos do consumidor, hobbies e quais produtos ele costuma comprar. Se ele assíduo em um serviço, por que não oferecer outro complementar!?

Não esqueça: menos é mais! Não adianta ter um formulário extenso porque muitas informações podem confundir mais do que ajudar.

Investir na comunicação com seu público é uma maneira eficaz de medir a satisfação com o seu negócio e torná-lo mais próximo dos consumidores.